Entrada do Memorial Guido SchafferEntrada do Memorial Guido Schaffer

Memorial Guido Schaffer

O memorial é uma exposição permanente sobre o Servo de Deus Guido, enfatizando três aspectos fundamentais da vida dele: a fé, a medicina e o surf.

No espaço, é possível encontrar bíblias utilizadas por Guido, trajes utilizados no seminário, material didático dos tempos em que estudou Medicina, estátuas de santos católicos pelos quais mantinha devoção, além das pranchas de surf.

O memorial se situa na Santa Casa da Misericórdia - na Rua Santa Luzia, 206, Centro - local em que Guido fez estágio, residência em Clínica Médica e depois trabalhou como médico-assistente.

Memorial Guido SchafferMemorial Guido SchafferMemorial Guido SchafferMemorial Guido Schaffer

Funcionamento

Memorial Guido Schaffer
Aberto de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h
Santa Casa da Misericórdia - Rua Santa Luzia, 206 - Centro - Rio de Janeiro
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 99318-7914

Inauguração

Foi inaugurado no dia 19 de março de 2019, Dia de São José, com missa na Igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso às 11h, presidida por Dom Roberto Lopes e com a participação de Monsenhor Levi Alves de Senna, Capelão da Santa Casa, Cônego Jorge Luiz Neves, Monsenhor Manuel Moreira Vieira, Padre Carlos Davis, Padre João Cláudio Nascimento, Padre Núbio Montenegro e Diácono Jorge.

Também estiveram presentes os médicos da Irmandade, o provedor, Francisco Horta, vários amigos de infância e dos grupos de oração que participou e colegas de profissão e devotos.

Depois da missa, os presentes foram conduzidos para conhecer o memorial pelas mãos da mãe de Guido, dona Nazareth Schaffer e seu pai, Dr Guido Schaffer.

Geórgia Guimarães, psicóloga, conheceu o Guido na Igreja de Nossa Senhora da Paz, no antigo Grupo Fogo do Espírito Santo. Hoje ela coordena o grupo Fogo do Espirito Santo há três anos junto com seu marido Flavio Guimaràes, que se reúne todas as quartas-feiras no Colégio São Paulo. Ela disse como foi a sensação de estar ali no memorial.

"Foi ótimo ter ido lá no Memorial Guido Schaffer. Foi muito bom ter participado dessa inauguração. A minha sensação foi extremamente emocionante, primeiramente andar pelos corredores que ele caminhava tantas vezes, aquilo já nos lembra dele. E se deparar com a foto grande dele surfando, cheio de vitalidade, ali na entrada, a sensação foi como se ele estivesse vivo com a gente ali. Eu e Flavio tiramos uma foto pegando na mão dele ali nessa foto grande. Cada detalhe avivava mais a memória. Com o passar de dez anos de sua morte, algumas cosias vão se apagando na memória da gente e a letra dele, os objetos pessoais, os seus brinquedos reavivam essa nossa memória. Foi impossível conter as lágrimas. Eu e Sabrina, também amiga do Guido, choramos. Ter o sacrário ali do lado é muito a cara do Guido. Entrar no sacrário, tirou o peso da saudade porque temos a certeza da Vida Eterna", declarou emocionada.

Compareceram mais de 150 pessoas que puderam captar um pouco do que foi a vida do Servo de Deus Guido Schaffer e sua missão na terra de evangelizar e cuidar dos irmãos de rua na Casa de Madre Teresa de Calcutá.

Texto por Anna Barros

Inauguração do Memorial Guido SchafferInauguração do Memorial Guido SchafferInauguração do Memorial Guido SchafferInauguração do Memorial Guido SchafferInauguração do Memorial Guido SchafferInauguração do Memorial Guido Schaffer

Clipping

Doações

Conta corrente

Associação Cultural Católica Guido Schäffer
CNPJ 18.418.486/0001-48
Banco Bradesco - 237
Agência 0213-5
Conta Corrente 222-4

Doações de fora do Brasil

IBAN BR88 6074 6948 0021 3000 0002 224C 1
Swift BBDEBRSPRJO