D.I.A. na praia 2019
10 anos da páscoa definitiva do Guido
Para marcar os 10 anos da páscoa definitiva do Servo de Deus Guido Schaffer, aconteceu mais um evento "D.I.A. na Praia", em sua quarta edição. Foi numa quarta-feira, dia 1º de maio de 2019, na Praia do Guido. O trecho recém batizado fica próximo ao posto 11 do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
"Estreita é a porta e apertado é o caminho que leva ao Reino dos Céus. Muitos tentarão e poucos conseguirão" - Mateus 7, 14
Uma das frases favoritas do Servo de Deus Guido Schaffer, foi tema do evento deste ano. Ela estava escrita na prancha que usava no dia de sua páscoa definitiva, hoje em exposição no Memorial Guido Schaffer.
Duc In Altum, buscando águas mais profundas
A sigla do evento, “D.I.A.”, surge da expressão em latim Duc In Altum, que significa “buscando águas profundas”. O objetivo do DIA é de ser um grande evento de evangelização: a praia, o louvor a Deus, a participação na Santa Missa, a vivência do sacramento da confissão. Todas essas atividades numa mesma manhã, visando encorajar as pessoas a um encontro mais íntimo com Jesus.
O evento contou com a presença de centenas de pessoas e teve seu início às 8h com a bênção das pranchas por Dom Roberto Lopes. Em seguida foi rezado o terço do Guido. Às 9h o Santíssimo Sacramento foi exposto, num momento de intensa oração e fé no qual muitas dos presentes foram tocados.
Às 10h aconteceu a santa Missa presidida por Dom Roberto Lopes e concelebrada por vários padres. Dentre eles estavam o padre Jorjão, presidente da Associação Guido Schaffer e o português padre Ricardo Figueiredo, que escreveu um livro sobre o Guido intitulado Um Santo Surfista. Em sua homilia, padre Ricardo disse que os padres têm que ser santos em primeiro lugar. Completou que Deus ama a todos e nos quer santos. E que para isto não basta andar à beira da praia, temos que ir mais longe. Este é o caminho de santidade, Duc in Altum, buscando águas mais profundas. Acrescentou que o Papa Francisco quer que as jornadas da juventude tenham como objetivo a evangelização. A próxima Jornada Mundial da Juventude será em Lisboa em 2022.
Semeando
Com 174 presentes, os seminaristas participaram intensamente do evento: ajudando na exposição do Santíssimo Sacramento, com a música durante a adoração, auxiliando na entrega da Eucaristia. Dentre eles, André Luiz Oliveira dos Santos, que está no 2º ano de Teologia do Seminário São José.
"Celebrar dez anos da páscoa do Servo de Deus Guido Schaffer foi um sinal claro da vontade de Deus para nós seminaristas, que é a santidade. Escutar os testemunhos daqueles que conviveram com o Guido. Vislumbrar e tocar naqueles que receberam graças faz ecoar no coração dos seminaristas o desejo de cumprir a vontade de Deus. Depois, olhar a sua vida, a devoção eucarística dele, a vida na Palavra. Contemplar esses aspectos é para nós fundamental no que diz respeito à busca da santidade", disse o seminarista André.
Além da programação, houve atendimento a confissões. Também pode-se ver uma exposição móvel contando sobre a vida do Guido, passando por momentos marcantes na Fé, Medicina e Surf com fotos e trechos de seus escritos.
Depois da missa houve o replantio das mudas de vegetação nativa da Praia do Guido com a ajuda das crianças que assistiram à missa, um ato com forte simbolismo de estarmos semeando sonhos e projetos para nosso futuro, além de estarmos concretamente cuidando e tornando mais bonita a nossa cidade. Esta ação ocorreu com o apoio da área ambiental da prefeitura e do Instituto E.
Esta foi a quarta edição do evento organizado pela Associação Cultural Guido Schaffer.
"Este evento é destinado a todas as pessoas que querem experimentar o amor de Deus, desde as crianças até os "jovens da melhor idade". Esse é um evento que, de fato, mobiliza a Associação Guido Schaffer toda porque o trabalho é bem grande. A logística é construída a partir da mobilização de todos os membros da associação de acordo com seu expertise. Há pessoas envolvidas na comunicação, tem outras que se envolvem na preparação do evento, na montagem, outras na liturgia, música, bazar, e assim por diante", declarou um dos organizadores do evento e amigo do Guido, Eduardo Martins.
Testemunhos
O evento contou com a presença de centenas de pessoas em momentos de intensa oração e fé.
Uma dessas pessoas foi Anielle Maia, de 26 anos, fisioterapeuta, que disse ter voltado a comparecer ao evento após uma primeira experiência bem-sucedida de fé e espiritualidade:
"Vim no ano passado. Não conhecia a história do Guido Schaffer e passei a conhecer com o evento. Sou catequista em Mesquita na paróquia do Cristo Ressuscitado. O que mais me toca na vida do Guido foi o fato de não ter deixado de ser jovem e servir a Deus. Muita gente acha que quem serve à Deus não pode ser jovem. Ele vivia a vida dele e ajudava muita gente", declarou a moça.
Priscila Oliveira, 25 anos, atendente de farmácia e que participa da Comunidade Shalom também se sensibilizou com a história do Guido:
"Eu faço parte de um grupo de oração chamado DIA(Duc in Altum) na Comunidade Shalom e por isso fui convidada a participar do evento porque o Guido é intercessor do nosso grupo. Como jovem, ele se entregou totalmente a Deus e aos outros. Isso me motiva na minha vocação a ser Shalom. Estou em discernimento e essa entrega dele me emociona, a forma como viveu e vive em nossos corações", disse a jovem.
Maria Amalia Cury, 62 anos, enfermeira foi agradecer duas graças alcançadas:
"O que me trouxe aqui hoje foi a Fé porque alcancei duas graças de cura de duas irmãs, principalmente a caçula através do Guido. Vim também através de um propósito de alcançar uma graça espiritual, uma atitude que terei que tomar. O que mais me toca é a caridade e a simplicidade do Guido e sua preocupação com os pobres", afirmou emocionada.
Texto por Anna Barros
Clipping
- Redentor Web TV - 10 anos da morte de Guido Schaffer
- RJ2 - Homenagem lembra os dez anos da morte do seminarista, médico e surfista Guido Shäffer
- RJ1 - Seminarista Guido Schaffer é homenageado com missa na praia do Recreio
- G1 - Praia do Guido tem missa de 10 anos da morte do surfista e médico que pode ser 1º santo brasileiro
- Bom Dia Rio - Morte de Guido Schaffer completa 10 anos
- Rádio BandNews FM - Amigos relembram morte de surfista que pode se tornar santo
- O Dia - Dez anos da morte de Guido Schäffer é marcado por evento na praia do Recreio
- Lu Lacerda - Guido Schaffer: homenagem ao ex-surfista que pode virar santo
- Seminário São José - Em qualquer lugar se pode ser santo! (Mais de 100 padres e seminaristas cantam ao final do evento)