D.I.A. na Catedral 2021

Assista ao evento

Dia na Catedral 2021
Catedral Metropolitana, Rio de Janeiro, RJ

Em 2021, o evento DIA, que relembra a Páscoa definitiva do SD Guido Schaffer, foi na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, na Avenida Chile, no dia 1º de maio, por conta ainda das restrições da pandemia do novo coronavírus. Também foi transmitido on-line através das redes sociais do SD Guido Schaffer: Instagram, Facebook e You Tube. O evento foi organizado pela Associação Guido Schaffer e pelos seminaristas do Seminário São José.

A irmã do SD Guido, Angela Schaffer Isnard, 51, advogada, participou ativamente de mais um evento.

"Em 2021, o DIA foi realizado na catedral, foi o DIA com São José. As igrejas estavam abertas e seguindo todos os protocolos de segurança pudemos realizar com os seminaristas. O ano de 2021 era dedicado a São José, estipulado pelo Papa Francisco e como o dia 1º de maio é também dedicado a São José Operário, comemoramos. Recebemos o convite dos seminaristas do Seminário São José onde o Guido estudava, para realizarmos o evento em conjunto. Ficamos muito felizes com a iniciativa dos seminaristas e a presença maciça deles", disse Angela.

A estrutura do DIA na praia foi mantida, com o terço do Guido, sendo conduzido pelo padre Jorge Luiz Neves, o padre Jorjão, e puxado por Tatiana Ribeiro, 47, agente de viagens, e Eduardo Martins, 46, engenheiro, amigos do SD Guido e membros da Associação Guido Schaffer. Depois disso houve um momento de Adoração ao Santíssimo, conduzida pelo reitor do seminário, e em sequência uma palestra de Dom Roberto Lopes, que faz parte da causa dos santos da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Em seguida, uma missa presidida por Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e concelebrada por Dom Roberto, padre Jorge Luiz Neves e outros padres. A banda dos seminaristas também tocou as músicas da missa.

Tatiana relembrou toda a preparação para o DIA na Catedral. Esse ano de 2021, dois membros da Associação Guido Schaffer, ela e Eduardo, rezaram, em dias diferentes, a novena de São José e a oração do Guido no fim, junto com padres e seminaristas na Rádio Catedral antes do DIA de 1º de maio o que deu mais visibilidade ainda à causa do SD Guido Schaffer, inclusive com aumento de seguidores em suas redes sociais e o engajamento de novos devotos, pessoas que desconheciam a vida do médico, surfista e seminarista, Guido.

"Foi uma experiência muito bacana de fazermos a novena de São José antes do DIA com os padres e os seminaristas e eles próprios se comprometeram a nos ajudar a organizar o DIA na Catedral Metropolitana.. Como não tínhamos como fazer na praia, tivemos todo o suporte para fazermos na catedral com o apoio do padre Cláudio e dos seminaristas. Foi uma experiência muito legal!", declarou Tatiana.

André Luiz O. Santos, 34, diácono da Paróquia São Marcos, na Barra da Tijuca, também participou do DIA na Catedral com São José e deu seu depoimento sobre a experiência.

"Organizar e ao mesmo tempo sediar o DIA na Catedral, um evento diferente porque não foi na praia, foi muito ímpar, uma experiência ímpar, de Deus.. Isso se deu porque o ano era dedicado à São José e também porque o Guido fez parte do seminário e era devoto do santo, o que estimulou a ideia de realizar na Catedral, que nos abriu as portas, por conta disso, junto com a associação. A catedral é um espaço abrangente. Nosso Senhor Jesus Cristo nos pede que tenhamos um coração como o de São José, um coração casto e obediente à palavra de Deus! , afirmou o diácono André Luiz.

O DIA, sigla de Duc In Altum, que significa em " águas mais profundas", conseguiu mesclar o dia da Páscoa definitiva do SD Guido Schaffer, o ano dedicado à São José, também chamado de Ano Josefino, e o início do mês mariano, já que maio é o mês consagrado à Maria.

- Anna Barros